​ TOXOPLASMOSE OCULAR CONGÊNITA

Blog Mãe Virtuosa

Aprendendo e ensinando No caminho!

​ TOXOPLASMOSE OCULAR CONGÊNITA

​ TOXOPLASMOSE OCULAR CONGÊNITA

 

TOXOPLASMOSE OCULAR CONGÊNITA
Infelizmente Eu Cintia do blog @maevirtuosa fui/sou vítima dessa doença a qual me gerou uma inflamação chamada Uveíte e a qual me causou uma perda de 90% da minha visão do núcleo do olho direito
 
Bom como eu descobri?! Eu descobri ao passar maquiagem, ao fechar o olho esquerdo percebi que já não enxergava bem . Eu já era mae da @nickvas_ , ela era pequena e quando eu fui ao médico para ver do que se tratava lá estava o protozoário e ele já tinha tomado conta do meu olho. Tomei muitos medicamentos com corticoide até que só restou uma grande cicatriz, um caso irreversível para a medicina "até o momento"(não se tira uma cicatriz sem deixa outra é o que os medicos dizem, foi daí que veio a perda da visão.
 
Anos depois em um belo domingo, amanheci quase que sem enxergar nada, o protozoário "despertou-se" e atacou novamente, só que no olho esquerdo. Como a minha médica Dra Danusa Oliveira Machado- especialista em Uveítes da clinica Oculare/Bh, havia me dito que SEMPRE que eu começasse a ver "mosquitinhos" além dos que eu já via, era para eu ir imediatamente até a clínica para um checkup e tratamento se necessário afim de paralisar o protozoário, e foi tiro e queda, na segunda-feira fui até ela, é lá estava o protozoário manifestando a todo vapor, e mesmo tratando com muito corticoide ele ainda deixou uma cicatriz bem pequenininha no olho esquerdo, só que dessa vez foi na lateral e não no centro como no outro olho, graças a Deus.
 
Porque eu digo que o protozóario "adormeceu"?!?!
 
Porque ele só reage em mim quando a minha imunidade está baixa, e uma vez que vc tem toxoplasmose você sempre o terá , podemos até tratar mas ele vai continuar lá!
 
Mas o que significa toxoplasmose?!
 
Doença causada pelo protozoário Toxoplasma gondii. Estima-se que 33% da população estejam infectadas, embora a maioria seja assintomática (sem sintomas).
A toxoplasmose é um perigo para o feto na gravidez.
A doença pode ser classificada como congênita, quando a gestante se infecta na gravidez e o parasita atravessa a placenta e contamina o feto, ou adquirida, também chamada de pós-natal. O comprometimento ocular é a manifestação mais comum da toxoplasmose, e a doença é a principal causa de uveíte (inflamação da úvea, camada intermediária do olho) no mundo, podendo levar à sequela visual grave, que foi o que aconteceu comigo.
 
Prevenção:
 
O gato só transmitirá a doeça se ELE tiver infectado E se você ingerir de alguma forma as fezes dele, pois é nas fezes que os ovos dos protozoários ficam, ou seja se você tem um gato doméstico e cuida dele levando ao veterinario periodicamente certamente você não precisará se desfazer do bichano.
 
A outra recomendação é evitar o consumo de carnes cruas ou mal cozidas, lavar adequadamente utensílios domésticos após contato com carne crua, consumir água fervida ou tratada, limpar frutas e vegetais antes do consumo, utilizar luvas para a manipulação do solo e caixas de areia, e controlar a alimentação e circulação de gatos.
 
Tratamento: uma vez feito o diagnóstico de toxoplasmose aguda na gestação, o tratamento busca diminuir o risco de parasitemia (número de parasitas presentes na corrente sanguínea) e, consequentemente, a transmissão vertical (de mãe para filho). “Neonatos com infecção congênita confirmada devem sempre receber tratamento antiparasitário no primeiro ano de vida, independentemente da presença ou não de sintomas. Em caso de lesão na retina no recém-nascido, pode ser indicado o uso de corticoide sistêmico, com o objetivo de diminuir o risco de complicações oculares secundárias à inflamação intraocular.
 
Hoje eu tenho a obrigação de ir anualmente a clinica oftamológica para uma revisão, quanto aos meu filhos graças a Deus não tiveram nenhum resquício de sequelas. Deus é bom o tempo todo!

Mãe-Virtuosa-Fundo-Branco.png

Inscreva-se em nossa Newsletter

Gostaria de receber noassas novidades, direto no seu email? Inscreva-se